Dilma confirma pasta da Saúde para indicado do PMDB; Manoel Jr deve ser nomeado

19:19:00 0 Comentarios



A presidente Dilma Rousseff (PT) se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), em encontros separados, com o vice-presidente, Michel Temer, e com o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani, de quem recebeu as indicações de nomes para integrar o ministério. De acordo com informações do Jornal O Globo, a presidente teria confirmado a Picciani que dará o Ministério da Saúde a um dos três deputados indicados pela bancada. A tendência é que a cobiçada pasta fique com o paraibano Manoel Júnior. Os outros dois são Marcelo de Castro (PI) ou Saraiva Felipe (MG). 

Os parlamentares também indicaram nomes para um segundo ministério, mas durante a reunião, não foi batido o martelo quanto à área, que poderá ser o novo Ministério da Infraestrutura, que uniria Portos e Aviação Civil. O encontro do vice com a presidente não tratou de nomeações e cargos.

 Antes mesmo de o governo anunciar a reforma ministerial, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, se antecipou e já avisou a assessores que deixará o cargo. Ontem, Chioro foi até o Palácio do Planalto e teria conversado com a presidente.

Chioro assumiu o ministério em janeiro de 2014. Filiado ao PT e indicado por Lula, o médico e pesquisador especializado em saúde coletiva deu continuidade a um dos principais programas na área da saúde do governo Dilma, o Mais Médicos. Além disso, o paulista foi um dos principais defensores da volta da CPMF.

Dilma também vai se reunir hoje com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tentativa de definir qual será o espaço do PMDB na Esplanada. Lula deve almoçar com Dilma.

A reaproximação com o PMDB é considerada peça fundamental para a articulação política. Na semana passada, Lula esteve em Brasília e se reuniu com caciques da legenda, entre eles o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).


Do WSCOM Online com O GLOBO
Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga