Ads Top






Cuité é referência no Curimataú e no Seridó na vacinação contra a febre amarela


Moradores de cidades do Curimataú e do Seridó paraibano que compreendem a 4ª região geoadministrativa do Estado da Paraíba que pretendem viajar para regiões com risco de surto da febre amarela devem procurar a Unidade Básica de Saúde Ezequias Venâncio dos Santos, da cidade de Cuité para tomar a vacina. O Governo do Estado da Paraíba referenciou as vacinas na cidade de Cuité para toda a região.

Vanessa Bessa, coordenadora de imunização do município, alerta que a vacina não pode ser tomada às vésperas da data programada para a viagem. “A vacina tem que ser tomada, no mínimo, dez dias antes da viagem. É preciso procurar a unidade de saúde com antecedência porque demora certo tempo para o organismo começar a produzir os anticorpos de defesa”, declarou.   

O atendimento é realizado todas as quintas-feiras, das 13h as 16h, na Unidade Básica de Saúde Ezequias Venâncio dos Santos, Bairro Novo Retiro, próximo a antiga Escolinha do Flamengo, na saída para Nova Floresta. Para tomar a vacina é preciso levar documento de identidade com foto e comprovante da viagem.   

A vacina contra a febre amarela é contra indicada para gestantes, idosos, crianças menores de seis meses, pacientes imunodeprimidos, mães que amamentam crianças menores de seis meses e pessoas alérgicas a ovo. Ainda de acordo com Vanessa Bessa, gestantes e idosos que pretendem viajar para áreas com risco devem procurar um médico e o mesmo, após uma avaliação, deve solicitar a vacina por escrito.   

Estão entre as áreas de risco de surto da febre amarela no Brasil, as regiões Norte, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; Nordeste, nos estados da Bahia, Maranhão e Piauí; Centro-Oeste, nos estados de Goiás (incluindo Brasília-DF), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Sudeste, nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais (todos, incluindo Belo Horizonte) e São Paulo; e Sul, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

  
Ascom
Tecnologia do Blogger.