Ads Top






Centro de Nefrologia de Santa Cruz iniciou atividades nesta segunda-feira (10)



ÉDIPO NATAN  -  Segunda-feira, 10 de abril de 2017. Esta data será marcada para sempre na história da saúde do município. Foi aberto na manhã de hoje o Centro de Nefrologia Santa Rita, local onde os pacientes poderão fazer tratamento de hemodiálise pelo SUS, deixando as cansativas viagens semanais para Natal, ou outros centros.
Após um longo processo desde a ideia de criar o Centro de Nefrologia em Santa Cruz, passando pela execução da delicada obra, e esbarrar em inúmeros processos burocráticos, o equipamento de saúde privado, que atenderá pelo SUS, recebeu hoje seus primeiros oito pacientes para tratamento de hemodiálise.
O Centro atenderá os paciente em três turnos intercalados às segundas, quartas e sextas, ou terças, quintas e sábados. A capacidade é para atender 66 pacientes, mas pode chegar a 200, dependendo a demanda.
Muitos dos pacientes que são atendidos em Natal já estão sendo orientados para procurar o centro de Nefrologia de Santa Cruz, para que sejam atendidos no local, que tem os mesmos equipamentos que os grandes centros de nefrologia do país.
A chegada do Centro de Nefrologia à Santa Cruz se deu após muita articulação e superando burocracias. A articulação da Prefeitura, desde o início da gestão de Fernanda Costa, os esforços do Deputado Tomba Farias e a disponibilidade da Paróquia de Santa Rita em doar o terreno para construção do Centro, viabilizaram o interesse de um grupo de empresários em investir na efetivação dos serviços.
Orçada em R$ 2,5 milhões de reais, a obra tem 2 mil metros quadrados de área construída, composta por dois pavimentos. Além do tratamento de hemodiálise, a clínica terá atendimentos privados em diversos tratamentos de problemas renais  e em breve deve oferecer outros atendimentos ambulatoriais a população de Santa Cruz e regiões vizinhas.
Tecnologia do Blogger.