Ads Top






Conselho Municipal de Saúde realiza 1° Conferência Municipal de Vigilância em Saúde


Os desafios e perspectivas da Vigilância em Saúde estiveram em pauta na cidade de Jaçanã/RN nesta terça-feira, 12 de setembro. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, promoveu a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. Comunidade, trabalhadores e gestores reuniram-se no Centro de Convivência do Idoso para discutir o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.
A Conferência contou com a participação de representantes da gestão municipal, prestadores de serviço da saúde, trabalhadores da saúde, usuários do SUS, observadores e convidados. Todos os participantes foram convidados e indicados pelas representações das entidades que compõem o CMS.
O evento contou ainda, com a presença dos palestrantes: Karina Grace (fisioterapeuta do NASF) e de Waldo (5ª URSAP), debateram propostas para a formulação da Política Municipal de Vigilância em Saúde. Estas propostas serão levadas pelos delegados eleitos, à Etapa Estadual da conferência.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Pontes, a Conferência é uma forma de abrir uma discussão, dentro dos três eixos para propor caminhos que venham a corrigir algumas distorções encontradas dentro do Sistema de Saúde, além de reforçar sua importância.
A conferência levantará uma discussão técnica baseada em indicadores, situações e nas necessidades e dificuldades de usuários, trabalhadores e gestores que precisam ser enxergadas de forma mais técnica e mais otimizada para que possam ser criadas e discutidas propostas”, destacou o Presidente do Conselho.
Sendo assim, na Conferência foram abordados temas que valorizaram a Vigilância em Saúde como um todo, em suas diversas facetas como a Vigilância Sanitária, a Vigilância Ambiental, a Vigilância Epidemiológica e a Saúde do Trabalhador.
Para a secretária de Saúde de Jaçanã/RN, Jailma Martins, a realização da Conferência sobre Vigilância em Saúde reforça a importância das vigilâncias para a segurança da saúde dos usuários.
A partir da Conferência será possível a criação de novas diretrizes e o reforço de outras, voltadas à segurança da saúde dos usuários, uma vez que é através da vigilância em saúde que podemos ter a definição do perfil epidemiológico da nossa cidade, dar garantia e segurança sanitária aos munícipes”, destacou Jailma Martins. 
Por: Assessoria de Comunicação / Fonte Secretaria de Saúde
Tecnologia do Blogger.