Ads Top






Primeira eleição em Cuité completa 70 anos - por Eliel Soares


A primeira eleição municipal de Cuité, após o período da Ditadura Vargas, ocorreu em 12 de outubro de 1947. A posse dos eleitos deu-se em 14 de novembro do mesmo ano.

Na primeira eleição direta para prefeito concorreram dois candidatos Basílio Magno da Fonseca pela UDN e João Teodósio da Silva Coelho (João Dósio) pelo PSD; dos 1.996 votantes, Basílio Fonseca obteve 1.386 votos ou 69,44%, João Dósio conseguiu 610 votos ou 30,56% uma maioria de 776 votos para Basílio Fonseca, este sendo o primeiro prefeito eleito de Cuité.

Nesta campanha eleitoral que elegeu o Sr. Basílio Fonseca a prefeito de Cuité, o mesmo foi conduzido ao cargo com o maior percentual proporcional ao número de eleitores da história política de Cuité até os nossos dias.

No período compreendido entre 1947 e 1963 o voto era desvinculado, ou seja as chapas não eram pré - definidas com o candidato a prefeito e seu vice, mas podia -se lançar candidaturas do mesmo partido respectivamente a prefeito e vice, ou seja podia ser eleito um prefeito de um partido e o vice do outro, mas isso não chegou a acontecer, mas o curioso é que em algumas situações o candidato a vice - prefeito chegou a obter mais votos do que o candidato a prefeito.

Foi o caso da primeira eleição em 1947, o vice do Sr. Basílio Fonseca, obteve dois votos a mais, como já foi dito Basílio Fonseca obteve 1.386 votos, já o seu vice, que era o Sr. Luis Inácio da Silva do Distrito de Barra de Santa Rosa, ficou com 1.388 votos, o curioso em minha pesquisa é que nesta eleição não ouve votos brancos nem nulos.

Nesta mesma campanha eleitoral segundo o professor José Pereira Sobrinho foram eleitos os vereadores para compor a primeira legislatura da "Câmara Municipal de Cuité", que oferecia sete cadeiras, foram eleitos: João Inácio da Silva, Benedito Marinho da Costa, Ulisses Viana da Costa, Otávio Cabral de Vasconcelos, Severino de Almeida Souto, Antônio Ernesto dos Santos e Francisco Nunes de Alencar. Nesta época, Barra de Santa Rosa e Nova Floresta eram distritos de Cuité.

Professor/historiador Eliel Soares
Tecnologia do Blogger.