Ministério da Justiça envia mais 70 integrantes da Força Nacional para ajudar na segurança potiguar

23:54:00



O Ministério da Justiça enviará ainda nesta quinta-feira (21) mais 70 policiais da Força Nacional de Segurança Pública ao Rio Grande do Norte, para auxiliar o governo local na segurança nas ruas e nos presídios. A previsão é de que os policiais embarquem no início da noite da Base Aérea de Brasília para se juntarem aos cerca de 120 integrantes da Força Nacional que, desde fevereiro, já vêm atuando no estado.

Em meio a dificuldades financeiras, o governo potiguar tem atrasado o pagamento do salário de diversos servidores, o que resultou, segundo a Secretaria de Segurança do estado, em uma “greve generalizada” e na paralisação de policiais militares, policiais civis e agentes penitenciários.

Diante dessa situação, o governador Robinson Mesquita de Faria solicitou a ajuda às autoridades federais. Além da Força Nacional, o MJ tem mantido, desde o início do ano na capital do estado, a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária, coordenada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ), em apoio ao sistema prisional do estado. As duas ações fazem parte do Plano Nacional de Segurança Pública.

De acordo com a assessoria do governador, o MJ autorizou também uma mudança na escala de tropas da Força Nacional que desde o início do ano estão no estado para ajudar a lidar com a crise do sistema penitenciário local. Posteriormente esses policiais deixaram de atuar nos presídios para ajudar a PM na segurança das ruas.

Da Agência Brasil

Veja também

0 comentários