Ads Top






Inscrições para o Sisu começam hoje; RN tem 11.780 vagas disponíveis


As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira, 22, e vão até a próxima sexta-feira, 26, no site do Ministério da Educação (MEC). No Rio Grande do Norte, serão abertas 11.780 vagas em quatro instituições públicas de ensino superior. São 261 vagas a mais que em 2017, quando foram distribuídas 11.519 cadeiras em faculdades.

A maior parcela das vagas foi aberta na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que vai abrir 6.923 entradas. O número é inferior ao registrado em 2017, quando a instituição abriu 6.898 vagas. Para o primeiro semestre deste ano, serão 4.639 oportunidades e outras serão 2.284 abertas em julho.

Em segundo lugar no número de vagas, está a Universidade Estadual do RN (UERN), que vai distribuir 2.404 vagas.  A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) abriu 1.415 vagas e o Instituto Federal do RN (IFRN), 1.008.

Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 que obtiveram nota na redação diferente de zero e que não sejam treineiros (participantes menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova).

O resultado da 1ª chamada do SiSU será divulgado no dia 29 de janeiro. A matrícula será realizada de 30 de janeiro até 7 de fevereiro. Ainda no dia 29, será aberta a inscrição para a lista de espera, cujo resultado será divulgado em 9 de fevereiro.

Em todo o Brasil, serão distribuídas 239.601 vagas em 130 instituições públicas de ensino, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

O Sisu foi desenvolvido pelo MEC para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizam a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato. No site do MEC, é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.
Tecnologia do Blogger.