Ads Top






Cuité receberá carro fumacê a partir de segunda-feira




Na próxima segunda-feira, 04 de junho, a zona urbana de Cuité receberá o carro de Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como “carro fumacê”. A ação ocorre numa parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e a Secretaria Municipal de Saúde de Cuité.
A pulverização de inseticida por meio do carro fumacê tem como objetivo combater a atividade do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus. O fumacê é um composto de óleo mineral que mata qualquer tipo de mosquito, bloqueando a sua reprodução, sem apresentar riscos à saúde das pessoas.
A Gerente Regional da 4ª Gerência de Saúde, Sabrina Almeida, disse em participação no Programa de Rádio, “Fala Prefeito”, dessa semana que o combate ao mosquito Aedes Aegypti é um assunto que precisa ser abordado constantemente, e que seja feito um trabalho de conscientização para que a população faça sua parte. “Não é um trabalho somente do serviço público. O combate ao mosquito deve ser um trabalho de todos. Precisamos nos unir.” Considerou Sabrina, que acrescentou a importância do Cidadão cuidar da sua casa e que; “a vinda do carro não resolve todos os problemas. Cada Cidadão tem que fazer sua parte.” Finalizou.
Sabrina orientou que o cidadão que apresentar sintomas suspeitos de dengue ou outras doenças transmitidas pelo mosquito, precisa ir ao médico para ser examinado e diagnosticado. Ela ainda destacou que não há epidemia no Município, “e por isso mesmo é necessário o trabalho para que a situação não fuja do controle”. A profissional em saúde informou que o Estado disponibilizou no Município o teste rápido para as mulheres gestantes e que não há nenhum caso de dengue hemorrágica na Cidade nem na região.
A coordenadora da Vigilância Ambiental em Cuité, Cíntia Dayane dos Santos Silva, pediu que a população abrisse as portas para receber o Agente de Endemias que tem o conhecimento necessário para identificar o foco do mosquito.
De acordo com Cíntia Dayane foi realizado no primeiro ciclo 8.511 (oito mil, quinhentas e onze) visitas domiciliares pela equipe, enquanto que no segundo ciclo foram 8.743 (oito mil, setecentas e quarenta e três) visitas. Localidades na Zona Rural também foram visitadas segundo Cíntia, com a ação de eliminação de criadouros e conscientização da população.
A Secretária de Saúde, Adriana Selis, destacou que a Prefeitura vem trabalhando para garantir que todos os serviços na área da saúde, em especial, no combate ao mosquito Aedes Aegypti, sejam realizados, e que a população tenha a assistência necessária.
O carro fumacê ficará na Cidade na segunda-feira á noite e na terça pela manhã, seguindo este cronograma durante quatro semanas.



Tecnologia do Blogger.