DIREITO DO CIDADÃO , Saiba como proceder quando seu cartão de credito for Clonado ou roubado

08:49:00





Nos casos de furto, roubo ou perda do cartão de crédito/débito, a primeira medida a ser tomada é a comunicação do fato à administradora do cartão para informar o ocorrido e solicitar o imediato bloqueio ou o cancelamento. É essencial que seja anotado o nome da pessoa que atendeu a ligação, assim como a hora e o código ou protocolo do atendimento.


A segunda providência a ser adotada é dirigir-se à Delegacia de Polícia mais próxima e registrar um Boletim de Ocorrência, onde deverá ser relatado o ocorrido com o maior número de informações possíveis, sendo, ainda, indispensável, encaminhar cópias para a própria administradora ou banco emissor, bem como para os órgãos de proteção ao crédito, informando o ocorrido.

No caso de clonagem do cartão de crédito, após tomar conhecimento, o dono do cartão deve seguir os mesmos procedimentos dos casos furto, roubo ou perda.

No entanto, nesta situação, como não é possível identificar de imediato o usuário do cartão, a operadora do cartão ou a própria instituição financeira é quem deve viabilizar a resolução do problema, prestando as informações necessárias ao cliente, além de ressarci-lo por eventuais danos sofridos.

A mesma conduta vale para as hipóteses em que a compra for realizada via e-commerce (comércio eletrônico) e o consumidor acaba descobrindo que estão sendo cobrados valores que não foram realizados por ele. A operadora do cartão tem o dever de investigar as compras fraudadas, pois são dotadas de tecnologia para descobrir de que lugar e de que computador essa compra foi efetuada, assim como o horário em que o ilícito ocorreu.



Veja também

0 comentários