Ads Top






Acidente de Trabalho e os benefícios perante o INSS




A prevenção aos acidentes de trabalho é dever legal das empresas, que são responsáveis pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador.


Considera-se legalmente como acidente de trabalho o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou de empregador doméstico, provocando lesão corporal ou algum tipo de abalo emocional, que cause a perda/redução, permanente ou temporário, da capacidade para o trabalho.





Sendo assim, para a caracterização de um acidente de trabalho, é imprescindível que haja um nexo entre o exercício do trabalho e o evento que cause lesão física ou psicológica ao trabalhador, ou seja, o trabalhador devera comprovar que em função da atividade exercida no trabalho, foi que o mesmo obteve aquela incapacidade.




O trabalhador que sofrer um acidente decorrente da atividade exercida em seu trabalho terá direito em requerer o beneficio Auxílio-acidente, que se trata de um beneficio indenizatório que em decorrência do acidente de trabalho reduziu permanentemente a capacidade para exercer aquela função.






Para requerer o beneficio o segurado terá de procurar o INSS de sua cidade e dar entrada no requerimento para o auxilio, deverá de levar no dia da perícia médica os documentos médicos sobre o acidente sofrido e seu tratamento: atestados, exames, relatório, entre outros.






Tecnologia do Blogger.