Trans realiza primeira mudança de nome em Jaçanã,RN , registro foi feito no cartório da cidade


A Designer de sobrancelhas Ágatha Santos Macedo 25 anos é a primeira mulher transexual a conseguir o registro civil em Jaçanã/RN.  A alteração no nome foi possível  através de um procedimento administrativo, via o cartório, sem necessitar de um processo como era antigamente. Hoje em dia esse procedimento pode ser realizado sem a necessidade de mudança de sexo.


" Estou Feliz por essa grande conquista , pois algumas pessoas só nos respeitam quando se sentem obrigada. O fato de não ter o nome social nos documentos era um motivo a mais de não querer me tratar pelo feminino" Disse Ágatha


Apesar de ter nascido em Nova Floresta Ágatha conseguiu realizar seu sonho na cidade vizinha , foi no cartório de Jaçanã/RN  que a jovem fez a mudança de nome.



Segundo Edjancleide Ferreira , representante do Cartório de Jaçanã , O provimento dá direito a qualquer pessoa que não  sente sua identidade autopercebida  ,ou seja , ela não se sente do sexo que lhe foi atribuído no ato do registro.

Esse é um procedimento que necessita que a pessoa seja de maior, e tenha conhecimento que uma vez mudado só volta a ter nova mudança através de uma ação judicial.


Edjancleide também informou que quem se interessar pode procurar os cartórios dos respectivos registro, munidos dos documentos necessários (ver junto ao cartório) ou direto no Provimento 76, de junho de 2018, que dá todas as informações necessárias pra o procedimento administrativo.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.