ALERTA ; FaceApp, aplicativo russo que virou febre, coleta dados dos usuários



A a febre do “envelhecimento” fez o aplicativo FaceApp se tornar viral. Foi tão grande o sucesso que o aplicativo foi para o topo dos downloads nas lojas de apps em boa parte do mundo. Mas o que muitos não sabem é que o aplicativo foi desenvolvido para a coleta dados dos usuários.
A empresa responsável pelo desenvolvimento do FaceApp é a russa Wireless Lab, que por meio do aplicativo está formando uma enorme base de dados recolhendo as informações dos usuários. Na política de privacidade, um dos itens especificados pelos criadores da aplicação, é que ao fazer o download o internauta concorda “diretamente” em fornecer fotografias e outras referências como, por exemplo, histórico de navegação.
A partir disso, os desenvolvedores podem usar cookies e outras tecnologias parecidas para recolher informações sobre o usuário. Quem já deve está na base de dados da organização é a jornalista Isabele Benito. Ela entrou na modinha e baixou o aplicativo. A comunicadora se considera uma pessoa muito descuidada quando o assunto é ambiente digital.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.