recent posts

CUITÉ : Com final de prazo para filiações, que grupo saiu mais fortalecido?



Quem acompanha a política na Serra de Cuité deve imaginar quão movimentado foi o final de semana para quem precisou definir em qual se partido permanecer ou para qual migrar, em busca do melhor apoio e melhor aliança para as eleições de outubro próximo. 


Em Cuité, o prefeito Charles Camaraense, que é pré-candidato à reeleição, optou por permanecer no Cidadania, no qual estão filiados todos os pré-candidatos a vereador pelo seu bloco. A ex-prefeita e pré-candidata ao Executivo, Euda Fabiana que voltou ao  MDB, partido pelo qual foi eleita e reeleita em 2008 e 2012, respectivamente. O atual vice-prefeito Eliú Pessoa, bem antes do prazo anunciou a saída do PP e sua filiação ao PDT, do deputado Damião Feliciano. Já o presidente da Câmara, Renan Furtado, até então filiado ao PSC, estava nos últimos detalhes para fazer parte do PROS, no qual muito provavelmente se filiou.

Passado o prazo de mudança de siglas, e sabendo que a política é um jogo de xadrez, quando é necessário paciência e, sobretudo, estratégia, resta aguardar e tirar as conclusões sobre quem, no final das contas, saiu mais fortalecido para o pleito de 2020.


 O prefeito Charles Camaraense que  segundo  institutos de pesquisas lidera com boa vantagem a corrida eleitoral diante dos seus adversários , e  que até o momento tem a seu favor  a desunião dos grupos de oposição , sem contar na provável ascensão da vereadora licenciada , Rafaela Camaraense  para o cargo de deputada estadual.?

 A ex-prefeita Euda Fabiana que mesmo sem mandato , é um nome forte , e mesmo sem ter conseguido unir a oposição em torno do seu nome , e ainda perdendo o apoio dos  dois últimos presidentes do poder legislativo , possui o apoio incondicional de cinco dos 11 vereadores cuiteenses?


 O vice-prefeito Eliú Pessoa que  já afirmou a este blog , que não vai abrir mão de ser cabeça de chapa , deixando parte da oposição frustrada , já que alguns correligionários possuíam a esperança de uma união ,  entre seu grupo e o grupo da ex-prefeita?

Ou  Renan Furtado , que como presidente da Câmara ainda pode conquistar um espaço na majoritária na ocasião de desistir da postulação ao cargo de prefeito? já que comenta-se sobre uma aproximação sua com o prefeito Charles Camaraense?


As convenções partidárias para a escolha dos candidatos deverão ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto. Os registros de candidaturas devem ser protocolados na Justiça Eleitoral, via internet, até as 23h59 do dia 14 de agosto. Por meio físico, os requerimentos devem ser protocolados até as 19h do dia 15. No dia 16 de agosto, passa a ser permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Os comícios poderão acontecer até o dia 1º de outubro. Já a distribuição de santinhos e a realização de carreatas e passeatas podem ocorrer até 3 de outubro. 


O primeiro turno de votação para vereadores e prefeitos acontecerá no distante  04  de outubro , podendo até ser prorrogado para Dezembro , devido as medidas de segurança tomadas no combate ao Covid-19.  Porém como a Justiça Eleitoral  não se pronunciou , os prazos estão mantidos , e os bastidores da política cuiteense estão cada dia mais aquecidos e cheio de novidades.

E na sua opinião , quem se saiu mais forte até agora?
CUITÉ : Com final de prazo para filiações, que grupo saiu mais fortalecido? CUITÉ : Com final de prazo para filiações, que grupo saiu mais fortalecido? Reviewed by Luiz Lopes on 15:35:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.