recent posts

Lei no RN proíbe apreensão de motos que estão com IPVA em atraso


O governo do Rio Grande do Norte sancionou a lei que proíbe a apreensão de motocicletas motonetas ou ciclomotores de até 155 cilindradas por atraso no pagamento do IPVA. A Lei nº 10.963 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no último sábado (31).

Segundo a lei, “estão proibidas a apreensão e a remoção de motocicletas, motonetas ou ciclomotores de até 155cc por autoridade de trânsito, em função da não identificação de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA”.

Ainda de acordo com o texto publicado no DOE, “não se aplica (…) quando a autoridade fiscalizadora estadual estiver de posse de mandado judicial ou identificar a ocorrência de outras hipóteses de apreensão e remoção”, que são previstas em lei no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A lei indica ainda que o proprietário interessado na retirada de veículos apreendidos até a data da entrada em vigor desta lei poderá fazer o requerimento sem ônus.

O projeto foi de autoria do deputado estadual Doutor Bernardo, que comemorou e justificou. “Visa garantir que a irregularidade no pagamento do IPVA, cobrado anualmente em todo o país, não pode ser motivo exclusivo para apreensão desses veículos, tendo em vista, principalmente, o caráter social do seu uso”.

O deputado acrescentou que especialistas em Direito Público explicam que a prática de confiscação dos veículos em blitz por causa do atraso do IPVA tem aumentado em todo o Brasil e que a apreensão exclusivamente devido ao tributo atrasado é inconstitucional. “É possível recorrer a outras formas de cobrança do imposto, sem precisar ofender o direito à propriedade, garantido pela Constituição Federal”, afirmou.

Fonte: Glaucia Lima
Lei no RN proíbe apreensão de motos que estão com IPVA em atraso Lei no RN proíbe apreensão de motos que estão com IPVA em atraso Reviewed by Islany Martins on 14:27:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.