recent posts

João Azevêdo inaugurou Restaurante Popular em Cajazeiras


O governador João Azevêdo esteve, nesta quinta-feira (25), em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, ocasião em que inaugurou o Restaurante Popular que fornecerá 1.000 refeições diárias ao preço simbólico de R$ 1,00, representando um investimento superior a R$ 1,65 milhão. No município, ele também visitou a caravana da Rede Cuidar, que promove a busca ativa de pacientes, na rede de assistência à saúde de média e alta complexidade da Paraíba, para as especialidades de Perinatologia, Obstetrícia, Cardiopediatria e Ortopedia.

O gestor ainda entregou 25.542 imunizantes da Pfizer, que serão destinados às regiões de Cajazeiras, Patos, Catolé do Rocha, Piancó, Sousa, Princesa Isabel e Monteiro para aplicação da primeira dose em adolescentes. “Nós estamos atingindo um patamar muito alto de vacinação e isso é fundamental para que a gente continue vencendo a pandemia porque vacina salva vidas”, evidenciou o governador.

Restaurante Popular — O equipamento funciona na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, no Centro de Cajazeiras, e amplia as ações de segurança alimentar do Governo do Estado, que também instituiu programas importantes para a assistência social, como o Tá na Mesa, Prato Cheio, aquisição e distribuição de produtos da agricultura familiar e de cestas básicas e aumento do valor do cartão alimentação.

Além de Cajazeiras, a gestão estadual irá entregar Restaurantes Populares nos municípios de Guarabira, Pombal, São Bento e Monteiro. “Até o início de 2022, entregaremos os demais restaurantes e hoje é um dia muito especial e representa o nosso respeito pelo povo, assegurando ações positivas, cidadania e dignidade porque não existe vida sem a garantia do direito básico à alimentação”, declarou o secretário de estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira.

Rede Cuidar — A caravana atende crianças cardiopatas e com problemas osteoarticulares (doenças relativas aos ossos e articulações) e gestantes. Também serão atendidas crianças com microcefalia ou sequelas neurológicas.

A ação deste ano tem como novidade a ortopedia pediátrica que permite a triagem do pé torto congênito e de deformidades na coluna; avaliação de luxação do quadril; dedos extranumerários (quando a criança nasce com mais de cinco dedos na mão) e sindactilia (quando dois ou mais dedos são unidos).

O governador João Azevêdo destacou a importância da interiorização do atendimento. “Muitas pessoas estão procurando a Rede Cuidar e nós vamos criar alguns polos para fazer um mutirão de assistência especializada para as crianças diagnosticadas com problemas ortopédicos. Desde 2019, essa ação é feita exclusivamente com profissionais do nosso estado e, a cada ano, vamos ampliar as especialidades oferecidas”, disse.

“Nós fazemos a avaliação da enfermagem, ecocardiograma e direcionamos os pacientes para nutrologia e psicologia. Nós fazemos todo o atendimento e, no final, eles recebem os relatórios e encaminhamentos que precisam para os procedimentos que podem ser emergenciais ou com menos urgência. Nós estamos tendo uma grande quantidade de atendimentos e, com isso, vamos melhorar a assistência na região de Cajazeiras”, explicou a coordenadora geral da Rede Cuidar, Juliana Soares.

As visitas aos municípios têm o objetivo de promover a busca ativa de crianças com cardiopatias; deformidades osteoarticulares; monitoramento de crianças com síndrome congênita do vírus Zika; qualificação da assistência na Atenção Básica com a identificação precoce das gestantes de risco; avaliação obstétrica às gestantes atendidas; rastreamento para Streptococo do grupo B nas gestantes; qualificação da assistência hospitalar ao neonato de risco; realização de exame clínico bucal para identificação das alterações mais prevalentes; classificação da urgência do tratamento odontológico e encaminhamento para os serviços de saúde locais e/ou de referência do estado.

Além de Cajazeiras, a programação abrange os municípios de Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Queimadas, Guarabira, Mamanguape e Itabaiana.

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e auxiliares das gestões estadual e municipal estiveram presentes.

Fonte: Click PB





João Azevêdo inaugurou Restaurante Popular em Cajazeiras João Azevêdo inaugurou Restaurante Popular em Cajazeiras Reviewed by Islany Martins on 08:34:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.