recent posts

Chuvas na Bahia afetam mais de 430 mil pessoas, deixam 16 mil desabrigados e 18 mortos



As chuvas que atingem a Bahia já afetaram 430.869 pessoas, informou o governo estadual, na noite deste domingo, 26. De acordo com os dados totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o Estado já tem 16 mil desabrigados devido às enchentes, além de 19.580 desalojados, 18 mortos e 2 desaparecidos. A quantidade de feridos, até o momento, está em 286, mas o número não foi atualizado desde o último boletim por falta de informações. A situação no território baiano é tão desesperadora que, na tarde deste domingo, o governador Rui Costa (PT) colocou mais 47 municípios em estado de emergência, subindo para 72 as cidades baianas nas quais os efeitos das tempestades resultaram na medida.

“Visitei Itabuna e Itajuípe e as imagens são muito fortes. Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande. Vamos seguir trabalhando e cuidando das pessoas”, lamentou Rui Costa, em vídeo postado em sua conta no Twitter, no início da tarde deste domingo. Até o momento, 58 cidades baianas estão debaixo d’água, segundo balanço parcial divulgado pela Defesa Civil. Por isso, o foco das autoridades está em salvar as pessoas ilhadas. “Nesse momento [o objetivo é] salvar as pessoas com botes, helicópteros. Tirar as pessoas de cima dos telhados, de cima das casas, de pontos ilhados”, afirmou o governador, que sobrevoou algumas regiões de helicóptero.

Além da preocupação com as pessoas desabrigadas, o governo da Bahia também monitora as situações das barragens estaduais. No último sábado, a prefeitura de Itambé já havia emitido um alerta para o rompimento da barragem de Iguá e solicitado para que todas as pessoas deixassem as margens do rio Verruga. Já na manhã deste domingo, foi a vez de Jussiape, na região da Chapada Diamantina, anunciar que uma barragem se rompeu, informando que uma “enxurrada” deve atingir algumas áreas do município. Para piorar, conforme a previsão da MetSul Meteorologia, as fortes chuvas devem continuar atingindo o território baiano nos últimos dias de 2021 – os maiores volumes de água devem ficar concentrados no oeste e no sul do Estado.

Fonte: JPan
Chuvas na Bahia afetam mais de 430 mil pessoas, deixam 16 mil desabrigados e 18 mortos Chuvas na Bahia afetam mais de 430 mil pessoas, deixam 16 mil desabrigados e 18 mortos Reviewed by Islany Martins on 08:59:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.