recent posts

Inteligência artificial agiliza exames de AVC


A demora para determinar alguns diagnósticos podem ser cruciais em momentos importantes da medicina, como é o caso dos derrames cerebrais, conhecidos também por AVC.

Para que o laudo seja entregue de uma forma mais rápida, existem algumas ferramentas de inteligência artificial que têm ajudado a priorizar a análise de acidentes vasculares cerebrais e melhorar o tratamento de pacientes.

Uma dessas ferramentas é o software AIDOC, desenvolvido por uma empresa israelense e oferecido em oito hospitais públicos de São Paulo e um de Goiás pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), organização social que presta serviços para o SUS.

O programa usa um algoritmo para analisar e identificar alguns padrões de imagens dentro de uma tomografia.

Quando existe uma alta probabilidade em um padrão crítico encontrado, os o exame é priorizado através de cor e posição, passando a ser o próximo da fila.

“O objetivo final é reduzir o tempo que esse exame ficaria esperando um laudo. São minutos críticos, principalmente na primeira hora de atendimento, que podem fazer a diferença na redução das sequelas e até mesmo salvando vidas. Em média, a redução do tempo total, do exame até a notificação do médico, é de 94 minutos, divididos em 2 grandes partes, tempo antes do diagnóstico e tempo de notificação depois do diagnóstico”, explica Dr. Igor Santos, médico e superintendente de inovação da Fidi.

Os arquivos são armazenados na nuvem e ficam disponíveis nos portais dos pacientes e dos médicos também.

Tudo é feito seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Desde que o programa começou a ser testado, em 2018, já foram analisados exames de mais de 100 mil pacientes e a tecnologia também permite detectar outros tipos de doenças, como fraturas de costelas e da coluna cervical e tumores cerebrais.

Fonte: Heleno Lima 

Inteligência artificial agiliza exames de AVC Inteligência artificial agiliza exames de AVC Reviewed by Islany Martins on 13:05:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.