recent posts

Mariposa apontada como causa de surto de coceira em PE, existe em todo o Brasil; saiba mais sobre o inseto


A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) emitiu uma nota técnica esclarecendo que o surto de lesões que causam coceira em Pernambuco foi causado por uma mariposa. O inseto, do gênero Hylesia, tem cerdas espalhadas pelo corpo, que se desprendem durante o voo e ao colidirem com lâmpadas e outros objetos.

Que mariposa é essa?

No Brasil, há mais de 50.000 espécies de borboletas e mariposas, incluindo as do gênero Hilesya, que têm papel fundamental na polinização das flores. Em seu desenvolvimento, esses insetos passam pelas fases de ovo, larva ou lagarta, pupa ou crisálida e adulto.

A espécie é considerada uma praga da fruticultura. Apesar de não ser vetor de doenças, a presença de mariposas geralmente causa aumento de casos de dermatite, devido ao contato humano com as cerdas desprendidas do corpo do inseto. Justamente pelo pequeno potencial danoso, há poucos estudos sobre a interação dessa espécie, explica o pesquisador.

Onde ela vive?

A mariposa Hylesia pode ser encontrada em diversos locais do mundo e é bastante comum em todo o continente americano.

O que causa um surto?

Segundo o Vidal Haddad Junior, não há motivos específicos para o aparecimento de surtos como o que atingiu pacientes de ao menos 21 cidades de Pernambuco e outras regiões do país em anos anteriores. Isso porque essa mariposa está presente em todo o território brasileiro e, mesmo assim, os casos são incomuns.

Por que não há surtos durante todo o ano?

Não se sabe, ao certo, o que causa um surto causado por mariposas, nem o que fazer para evitá-lo. No entanto, a maioria dos registros ocorre entre o final da primavera e o verão.

Alguns pesquisadores acreditam, também, que variações climáticas como as desencadeadoras do fenômeno El Niño e de La Niña, caracterizados por invernos mais amenos ou mais rigorosos, respectivamente, podem antecipar ou retardar o período de reprodução das mariposas.

Quais são os sintomas da dermatite?

O contato com as cerdas da mariposa Hylesia pode causar dermatite urticante, caracterizada pela pele avermelhada acompanhada de intensa coceira. Estes sintomas podem evoluir para bolhas e feridas.

“Cada carocinho é uma cerda que penetrou na pele. Mas não são todos que inflamam. Pode acontecer de isso ficar até um mês, por aí. São os preços que a gente paga para a natureza, mas não há razão para desespero”, afirmou Vidal Haddad Junior.

Como tratar os sintomas?

Para alívio imediato, é recomendado que os pacientes apliquem compressas frias nas lesões, mas que, principalmente, procurem unidades de saúde para receberem tratamento adequado. Não é recomendada a automedicação.

“O tratamento é tirar a inflamação. Por isso que se usa cortizona, pomadas com corticoide”, afirmou o professor.

Também podem ser utilizados anti-histamínicos, para reduzir a coceira, bem como corticoides orais, a depender da gravidade das lesões.

Fonte: G1

Mariposa apontada como causa de surto de coceira em PE, existe em todo o Brasil; saiba mais sobre o inseto Mariposa apontada como causa de surto de coceira em PE, existe em todo o Brasil; saiba mais sobre o inseto Reviewed by Islany Martins on 10:04:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.