recent posts

Secretaria de Juventude percorre estado para elaboração de Plano que irá incentivar protagonismo dos jovens na Paraíba



Uma pesquisa feita pelo Observatório da Juventude na Ibero-América mostrou que o jovem brasileiro está descrente e sem ânimo para discussões políticas. Para incentivar a participação dessas pessoas nos espaços de decisão, o Governo do Estado está elaborando o Plano Estadual de Juventude e o Plano de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes. Um evento, realizado nesta quinta-feira (16), em João Pessoa, marcou a realização desses planejamentos e reuniu lideranças juvenis de várias partes do estado no 1º Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude da Paraíba.

“Estamos percorrendo todo o estado para ouvir os anseios dessa população. Não adianta impor, as políticas precisam ser participativas. Sou do interior e sei das dificuldades que os jovens do Sertão e de outras regiões enfrentam”, assegurou a secretária estadual de Juventude, Rafaela Camaraense.

O encontro gestores municipais de políticas públicas para a juventude, jovens lideranças e movimentos de juventude organizados para discutir ações que possam trazer mais protagonismo ao segmento e assegurar sua participação nas diversas áreas da sociedade. O governador do Estado, João Azevêdo, esteve no local e assinou o termo de Cooperação do Plano Estadual de Juventude e do Plano de Enfretamento das Violências contra as Juventudes.

Os Planos devem ser finalizadas em fevereiro do próximo ano. Enquanto isso, a Secretaria continua percorrendo o estado ouvindo pessoas da faixa-etária para construir o projeto que contempla os desafios, as fragilidades e as expectativas dessa parcela da sociedade, que hoje corresponde a mais de um milhão de pessoas na Paraíba.

Desemprego e violência – A secretária detalhou que o deslocamento que vem sendo feito pelo estado identificou que um dos maiores problemas do jovem paraibano atualmente é a empregabilidade e vida financeira, devido a falta de oportunidades no interior do estado, o que faz com que muitos se desloquem para a capital e região metropolitana. “Temos feito inúmeras parcerias para qualificar o jovem e também destacando as potencialidades das microrregiões para que a juventude não precise sair de seu lar, sua terra”, elenca.

Além das políticas públicas de fomento ao empreendedorismo, estímulo à participação do jovem na política, ocupação de espaços e desenvolvimento no mercado de trabalho, haverá ainda o Plano de Enfrentamento às Violências. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que em 2020, em 54,3% das mortes violentas intencionais registradas no Brasil, as vítimas eram jovens.

“Esse plano contra a violência é algo delicado que estamos criando para ser o mais assertivo possível. Nosso foco é fazer com que esses índices diminuam e o jovem pare de morrer de forma violenta”, pontuou.

Participação – O governador do Estado, João Azevêdo, reforçou a importância da atuação do Governo para a implantação de projetos que modifiquem a realidade dos jovens. “A forma mais importante de criar uma sociedade consciente e participativa é a partir da juventude, incentivando sua participação em todos os processos. O governo do Estado, através da Secretaria de Juventude, tem realizado uma série de ações que fortalecem esse segmento que é muito importante. O futuro depende dessa participação”, afirmou.

O evento também foi para assinar o termo de adesão do estado ao projeto Coliga, que oferta cursos livres de economia criativa para jovens. Na cerimônia, foi assinada ainda a minuta do Decreto de lançamento do ‘Prêmio de Juventude Neto Borges’ e de criação do ‘Dia de Enfrentamentos das Violências contra as Juventudes’.

Fonte: Assessoria

Secretaria de Juventude percorre estado para elaboração de Plano que irá incentivar protagonismo dos jovens na Paraíba Secretaria de Juventude percorre estado para elaboração de Plano que irá incentivar protagonismo dos jovens na Paraíba Reviewed by Islany Martins on 10:55:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.